Para quem tem um site ou blog, o Google pode ser um grande aliado. Para
quem está começando, a maior fonte de visitas são as pesquisas (salvo
raras exceções em que o dono do site é muito popular em redes sociais).
Porém, você também tem que ser um aliado do buscador. E aí começam os
problemas.
Por causa de detalhes, muitos sites acabam perdendo posições valiosas
no Google. São coisas que passam despercebidas pelas pessoas que ainda
não conhecem SEO (entenda o que é SEO) ou que são fruto do exagero por quem deseja usar ferramentas de forma errada. Veja cinco desses erros:
Escrever títulos subjetivos em textos: um dos maiores
erros de quem tem um site é registrado na hora de colocar títulos em
postagens. Como o Google trabalha diretamente com palavras-chave, é
muito importante colocar um título descritivo em um texto. Muitos
iniciantes escrevem títulos como “Que absurdo” em textos para reclamar
de empresas de telefonia. Provavelmente, ninguém vai chegar a ler essas
reclamações.
Para fazer um título que seja bom para o Google, pense em duas coisas:
qual é a palavra principal do seu texto e a ideia. Veja o exemplo deste
próprio texto. Ele fala de SEO e aponta os principais erros. Logo o
título usa as palavras erros e SEO. Deixe os títulos mais subjetivos
para escrever um poema ou uma música para o seu amor.
Não marcar tags importantes (ou exagerar no número delas): a
tag (marcador) de um texto é um recurso que pode ser muito eficaz se
bem utilizado. O maior erros dos iniciantes é não usá-lo. Cada vez que
você deixa de usar uma tag, você deixa de destacar alguns termos do seu
texto.
Por outro lado, não adianta encher o seu texto de tags. Se você
exagerar nos marcadores, raramente vai conseguir destacar alguma
palavra. Fórmula mágica: use a palavra principal do seu site, mais a
palavra principal do texto (até duas) e um conjunto (de duas ou três)
palavras compostas. Em um texto como este, boas tags poderiam ser: UOL
Tecnologia, SEO, Otimização de sites, dicas de SEO e erros de SEO.
Não usar links internos: A linkagem interna não é útil
apenas para SEO. Os links são um dos elementos que ajudam a tornar um
texto na internet totalmente diferentes dos feitos no impresso. Não
aproveitar o recurso é desperdiçar umas das melhores coisas da web.
Infelizmente, algumas pessoas não sabem disso.
Se você acha que links internos deixam um texto “feio”, aqui vai um
motivo mais prático para você começar a usá-los. O Google dá mais valor
para páginas que recebem links. Então, se você criar links internos, vai
estar ajudando outra página do seu próprio site. O ideal é linkar as
palavras-chave dentro do texto (como no exemplo que está no segundo
parágrafo do “O que é SEO”)
Usar muito flash ou Java nas páginas: Existem alguns
recursos que deixam sites “lindíssimos” (ou não) e que são feitos em
Flash ou Java. Algumas pessoas abusam deles. Há dois grandes problemas
nisso.
O primeiro é que eles tendem a deixar os sites mais pesados. Além de um
site lento ser um teste de paciência para os visitantes, o Google pode
puni-lo. Explicando de forma bem simples: o Google tem um robô que
vasculha todos os sites do mundo (ou quase todos) para ver se há
atualizações, quais são as palavras-chave etc. Se a sua página demorar
para carregar, o robô vai embora sem coletar esses dados.
O outro problema é que Java e Flash não são indexados pelo Google. Ou
seja, se você escrever um texto e colocar em Java, o robô (sempre ele)
não vai reconhecer. E aí o Google vai ignorar o seu site. Por isso, Java
e Flash só com moderação.
Errar no nome do site: o último dos cinco erros
citados (pode ter certeza que existem muito mais) é o da escolha do nome
errado para um site. Entenda nome errado por nomes muito longos ou que
não descrevem o conteúdo. O grande problema disso é que se trata de uma
falha que não pode ser desfeita. O ideal é fazer uma boa pesquisa antes
de batizar uma página na internet.
Publicado por Edgard Matsuki Do UOL, em São Paulo - tecnologia.uol.com.br
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