A forma como você escreve um texto pode influenciar o posicionamento de
seu site nos resultados do Google. Não há uma receita pronta para isso,
mas detalhes – muitas vezes imperceptíveis para o leitor – podem fazer a
diferença entre sucesso e fracasso nos buscadores. Abaixo, separamos
cinco desses recursos textuais que podem ajudá-lo.
1 - Pense no título como se estivesse fazendo uma busca.
Os cuidados na hora de escrever um texto para que ele apareça no Google
começam no título. Para a web, a regra é ser o mais objetivo possível.
Não coloque o título “Que dificuldade”, por exemplo, para um texto que
ensina como fazer um CPF, baseado na sua experiência pessoal.
Na hora de criar um título, pense qual é a palavra-chave principal do
texto e em como você procuraria no Google por um artigo sobre aquele
assunto. Mesmo que o conteúdo envolva um relato pessoal, vale a pena
fazer esse exercício. Voltando ao exemplo do CPF, você pode contar a sua
saga sob o título “Dificuldades para tirar o CPF”.
Se, por outro lado, você acha que o artigo vai perder sua essência com
um título “careta”, há um plano B. Na hora de criar um texto, salve-o
pela primeira vez com um título descritivo ou com a palavra-chave do seu
texto. Ao publicar, troque o título por um de sua preferência. Você vai
perceber que a URL (endereço do link) manterá o conteúdo que foi salvo
pela primeira vez.
2 - Use a principal palavra-chave do texto já no primeiro parágrafo.
Sabe aquela frase batidíssima que diz “a primeira impressão é a que
fica”? Poderíamos adaptá-la para a “primeira frase é a que fica”. Além
de o primeiro parágrafo ser importantíssimo para a continuidade de
leitura, ter a palavra chave principal logo no início do texto vai
ajudar o seu conteúdo no Google.
Voltando ao exemplo do CPF, um bom recurso seria começar o texto com
algo do tipo “Você sabe como tirar um CPF? Eu senti na pele essa
dificuldade e vou ensinar o passo a passo de como conseguir uma segunda
via do documento”. Essa frase está recheada de termos normalmente usados
em pesquisas nos buscadores.
3 - Uso de negritos para destacar palavras.
O uso de recursos que destacam palavras dentro de um texto pode ajudar
na indexação do conteúdo no Google. Por isso, é interessante usar o
negrito para destacar alguns termos. O recurso ajuda a “avisar” o robô
do Google que certa palavra é importante no texto. Vamos pegar o texto
de abertura do suposto artigo sobre CPF e colocar negritos:
“Você sabe como tirar um CPF? Eu senti na pele as dificuldades e agora
vou ensinar o passo a passo de como conseguir uma segunda via do
documento”.
Na hora que alguém procurar no Google “como tirar um CPF” ou “como
tirar uma segunda via” ou ainda “como tirar uma segunda via do CPF”,
esse texto teria chance de aparecer bem.
Sublinhar as palavras ou colocá-las em itálico também ajuda a destacar o
texto para o Google. Aí fica ao seu critério o que prefere. Só um
cuidado: não exagere no recurso de destacar palavras. Quando tudo é
destacado, nada tem destaque.
4 - Corte o texto em blocos.
Uma boa estratégia para usar negrito é colocá-lo em subtítulos ou
tópicos dentro do texto. Pense nos subtítulos e tópicos da mesma forma
em que pensaria em um título. Além de destacar palavras importantes, a
quebra do texto em blocos vai facilitar a leitura e a manter a atenção
dos visitantes do seu site.
Publicado por Edgard Matsuki Do UOL, em São Paulo - tecnologia.uol.com.br
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