Entre as técnicas que podem melhorar o posicionamento de seu site no
Google, uma das mais importantes é a de links externos -- trata-se,
basicamente, de espalhar na internet o endereço de sua página. Essas
indicações estão entre os fatores levados em conta na hora de o Google
medir a “reputação” de determinado endereço, pois funcionam como uma
“carta de recomendação”. Abaixo, você confere o que fazer para conseguir
esse tipo de indicação.
Esses links externos -- parte de uma estratégia chamada SEO off-page --
são contabilizados quando o robô do Google visita um site para
avaliá-lo: se uma mesma página ganhar muitos links externos (muitas
recomendações), significa que outros sites confiam naquele conteúdo.
Há uma medição feita pelo próprio Google para mostrar a quantidade (e
qualidade) de links externos de um site. Ela é chamada de Page Rank e varia entre 0 e 10.
- Parcerias para troca de links
- Invista em redes sociais (especialmente o Google+)
- Crie conteúdo de qualidade que possa ser compartilhado
- Envie conteúdo para sites agregadores de notícias
- Cadastre seu site em diretórios
Seu site indica endereços que tratam do mesmo tema e você pede para ser
mencionado da mesma forma nessas páginas indicadas. A dica não funciona
para SEO se a temática desses parceiros for diferente da sua. Além
disso, sua lista não deve superar as 15 indicações: se abusar desse
recurso, o Google pode identificá-lo como spammer e punir seu site.
Links têm pesos diferentes
Para evitar práticas de spam, há fatores que influenciam na qualidade (ou peso) de um link externo. Veja alguns deles.
Autoridade do site: receber o link de uma página considerada importante pelo Google (com Page Rank alto) é mais importante que muitos links de sites menos importantes.
Quantidade de links: o Google considera o número de links disponíveis para determinar o peso de cada um. Ex: em uma página com 99 links, esses endereços serão considerados menos relevantes. Em um site com apenas dois links, a relevância deles aumenta.
Tipo de conteúdo: o Google não leva em conta links indicados por sites com temas diferentes. Portanto, se tiver um blog sobre política, é importante que ele ganhe recomendações de sites sobre o mesmo assunto.
Palavra certa: a palavra usada para fazer a indicação (também chamada de link âncora) pode ajudar o seu site. Ex: a indicação do site associada à palavra tecnologia é positiva para o UOL Tecnologia. Se o link estiver na palavra “jujubas”, o resultado não seria o mesmo.
Uma curiosidade: se você pesquisar no Google o termo “clique aqui”, a página que aparece em primeiro lugar é a do Adobe Reader. Apesar de o software não ter nada a ver com o termo, há muito sites com a seguinte mensagem: “se você quer fazer download do Adobe Reader, clique aqui”. Com tantas referências, o buscador acreditou na ligação entre o “clique aqui” e a página de download do software.
Link em comentários: não adianta publicar seu link nos comentários de outros sites, pois o Google não considera indicações de endereços feitas nessas seções.
Cadastro automático: há serviços que cobram para fazer cadastro automático de sites (usando um software para cadastrar um link em muitas páginas simultaneamente). Não é uma boa. Além de você gastar dinheiro à toa, o Google pode achar que o seu site está fazendo spam.
Links têm pesos diferentes
Para evitar práticas de spam, há fatores que influenciam na qualidade (ou peso) de um link externo. Veja alguns deles.
Autoridade do site: receber o link de uma página considerada importante pelo Google (com Page Rank alto) é mais importante que muitos links de sites menos importantes.
Quantidade de links: o Google considera o número de links disponíveis para determinar o peso de cada um. Ex: em uma página com 99 links, esses endereços serão considerados menos relevantes. Em um site com apenas dois links, a relevância deles aumenta.
Tipo de conteúdo: o Google não leva em conta links indicados por sites com temas diferentes. Portanto, se tiver um blog sobre política, é importante que ele ganhe recomendações de sites sobre o mesmo assunto.
Palavra certa: a palavra usada para fazer a indicação (também chamada de link âncora) pode ajudar o seu site. Ex: a indicação do site associada à palavra tecnologia é positiva para o UOL Tecnologia. Se o link estiver na palavra “jujubas”, o resultado não seria o mesmo.
Uma curiosidade: se você pesquisar no Google o termo “clique aqui”, a página que aparece em primeiro lugar é a do Adobe Reader. Apesar de o software não ter nada a ver com o termo, há muito sites com a seguinte mensagem: “se você quer fazer download do Adobe Reader, clique aqui”. Com tantas referências, o buscador acreditou na ligação entre o “clique aqui” e a página de download do software.
Link em comentários: não adianta publicar seu link nos comentários de outros sites, pois o Google não considera indicações de endereços feitas nessas seções.
Cadastro automático: há serviços que cobram para fazer cadastro automático de sites (usando um software para cadastrar um link em muitas páginas simultaneamente). Não é uma boa. Além de você gastar dinheiro à toa, o Google pode achar que o seu site está fazendo spam.
Publicado por Edgard Matsuki Do UOL, em São Paulo - tecnologia.uol.com.br
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