Se você já publicou algum conteúdo em um site ou blog, é provável que
tenha se deparado com um campo na hora de fazer a postagem: o das tags
(ou marcadores). Entenda a seguir o que são e como usar essas
ferramentas para melhorar o posicionamento de seu site no Google (essa
técnica é chamada de SEO).
O que são tags
Existe certa confusão em relação à nomenclatura do termo tag. Ele pode
referir-se tanto aos elementos de marcação dentro de um código HTML
("< p >" para parágrafo, por exemplo) como aos marcadores
colocados como palavras-chave de uma página. Este texto trata
especificamente dos marcadores.
Todas as páginas de um site ou blog podem ser associadas a tags. Se
você está fazendo um texto sobre carros japoneses tunados, por exemplo,
pode marca-lo com os termos “carros”, “carros japoneses”, “carros
tunados” etc.
Para que servem
Os marcadores têm duas funções básicas. A primeira é “avisar” aos
buscadores quais os termos mais importantes de um texto. Infelizmente
(ou felizmente), o impacto direto das tags sobre o posicionamento de um
conteúdo no Google é pequeno. Em nível de importância, perde para o
título do artigo, para os links que apontam para a página e para os
negritos e subtítulos. Ou seja, não é com um “supertagueamento” que você
conseguirá influenciar diretamente a posição na qual seu site aparece
no Google.
A segunda função é classificar tópicos importantes dentro de um site ou
blog. A grande sacada das tags é que elas são capazes de agrupar
diversos conteúdos relacionados a um mesmo tema. Toda tag vira um link
e, ao clicar nelas, você tem acesso a um grupo de conteúdo temático.
Nesse sentido, as tags (se bem utilizadas) podem ajudar em SEO,
aumentando a relevância do seu site em relação a um determinado assunto.
Dicas de como utilizar as tags
Ok. Agora que você já aprendeu a “teoria das tags”, confira como fazer elas trabalharem para seu site ficar bem no Google.
1 - Use-as de forma racional
Nunca faça tags com mais de 25 caracteres. Utilize, no máximo, 15 tags por artigo. Lembra daquela regra explicada no texto Erros de SEO:
use a palavra principal do seu site, mais a palavra principal do texto
(até duas) e um conjunto (de duas ou três) palavras compostas.
2 – Rótulos
Pense nas tags como uma forma de criar categorias de temas relacionados
ao seu site. No exemplo dos carros tunados japoneses, as tags “carros”,
“carros japoneses”, “carros tunados” criam páginas novas com esses
nomes para o seu site.
3 – Reforço
As tags podem ser utilizadas como reforço de alguns termos já
destacados no texto, sejam os negritos, subtítulos ou o próprio título.
Repetir os negritos pode ser uma forma de reforço dessas palavras-chave.
4 – Coerência
Nunca coloque uma tag que não tenha a ver com o conteúdo do texto. Uma
prática como essa pode fazer o seu site ser punido pelo Google.
Publicado por Edgard Matsuki Do UOL, em São Paulo - tecnologia.uol.com.br
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